top of page

Brasil Escolhe "Ainda Estou Aqui" para Representar o País no Oscar 2025

  • Michael Daniel
  • 23 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de set. de 2024

filme ainda estou aqui
Fonte: Divulgação

O Brasil escolheu o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O longa, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, retrata a luta da família Paiva durante a ditadura militar no Brasil. A produção tem atraído elogios internacionais e foi premiada no Festival de Veneza, gerando grandes expectativas para a premiação.


Na manhã desta segunda-feira (23), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que Ainda Estou Aqui será o filme que representará o Brasil na corrida por uma vaga na prestigiosa premiação do Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional. A obra, baseada no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, conta a emocionante história de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres, em sua busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, morto durante a ditadura militar. O roteiro foi adaptado por Murilo Hauser e Heitor Lorega, e recebeu reconhecimento por sua sensibilidade e precisão histórica​.


O filme já conquistou prêmios importantes, como o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, e tem recebido comparações com produções como A História Oficial e Argentina, 1985, que também trataram de crimes cometidos por regimes ditatoriais. Esse respaldo crítico tem gerado otimismo, inclusive com a Sony Classics liderando a campanha internacional, uma estratégia crucial para a indicação na categoria de Melhor Filme Internacional​.



A última vez que o Brasil esteve tão próximo de uma indicação ao Oscar foi com Central do Brasil (1998), também dirigido por Walter Salles. Fernanda Montenegro, mãe da protagonista de Ainda Estou Aqui, foi indicada naquela ocasião como Melhor Atriz. Agora, as expectativas recaem sobre Fernanda Torres, que entrega uma atuação intensa e emocional, despertando especulações sobre uma possível nomeação na premiação, seguindo os passos de sua mãe​.


Fontes:

  • G1

  • Agência Brasil​

  • Terra



Comentarios


bottom of page